terça-feira, 16 de junho de 2009

Aula do dia 2009.06.09 - preparação para o teste

Aula do dia 2009.06.09

CASO MULTICOM - preparação para o teste

Pergunta: Imaginem que os sócios maioritários da MULTICOM vos pedem um diagnóstico organizacional, adoptando como ponto de partida da sua argumentação, a questão das relações informais na análise da evolução da empresa.

Devem fazer um esquema prévio

Qual a descoberta de Elton Mayo?

Quadro conceptual
Organização / organigrama
Organização = Vários grupos informais que criam normas
Motivação não é apenas do tipo económico ou ligada às condições físicas.
Que história contaria a partir deste ponto de vista?


RESPOSTA (trata-se de um ESBOÇO de resposta)

a) Diagnóstico
Inicialmente na organização tendia a haver uma coerência, onde as normas informais eram aceites pela organização autónoma e polivalente, como defendia Elton Mayo. Dava-se a liberdade e autonomia. A partir de uma certa altura, alguns dos dirigentes parece que acabaram de ler a organização científica do trabalho (O.C.T) de Taylor. As investigações demonstram que esta reacção automática, que se compreendia no tempo de Taylor, foi desadequada, porque levou à criação de um grupo informal que deixou de se identificar tanto com os objectivos da empresa, criando normas informais que, neste caso, levaram à ruptura.

b) Avaliação crítica

Meus senhores, perante esta leitura, que avaliação pode ser fornecida?
A vossa reacção faz lembrar a que Taylor preconizou no inicio do século XX, encaram as relações informais e a autonomia dos trabalhadores como algo negativo à partida. Até certo ponto, Taylor tinha razão, pois as empresas industriais apresentavam altos níveis de desorganização, contudo não é esse o vosso caso. Para isso, sugiro que no futuro antes de fazerem algum tipo de modificação na organização, avaliem bem a situação, façam um bom diagnóstico, escutando os colaboradores e os trabalhadores.

................................

Pergunta: Faça a Análise (Diagnóstico e avaliação) da MULTICOM, a partir da relação entre socialização e poder (Sainsaulieu).

Esquema prévio

Quadro conceptual de Sainsaulieu
Família – espaço de socialização fundamental
Empresa – espaço de socialização secundário


V
Esta socialização está ligada ao jogo do poder


V
Diferentes jogos de poder levam a diferentes formas de socialização

Resposta
a) Diagnóstico
Um facto fundamental desta leitura é a alteração familiar que levou os sócios maioritários a precisar de mais tempo para a família e para o lazer. Esta valorização do tempo familiar provoca uma mudança na forma como encaram a empresa e na visão que possuem desta. A socialização externa passa a ser mais importante que a socialização interna. Mas por outro lado, separam-se dos outros sócios, criando uma espécie de subcultura organizacional, baseada em outros jogos do poder, mais coercivos.

Avaliação crítica

Meus senhores, perante esta leitura, pareceu-me óbvio que é legítima a vossa preocupação com família. Contudo é necessário ter algum cuidado porque estão a valorizar demasiado os vossos interesses pessoais e a modelar a organização em função disso. Deveriam talvez, respeitar as formas autónomas emergentes de auto-organização, porque criam uma unanimidade cultural, e benefícios em termos de produtividade económica.

Dicas para o teste:
- Respirar fundo no iníco do teste.
- Ler com muita atenção o enunciado e responder apenas ao que se solicita.
- fazer um plano de resposta com o essencial.
- Usar o bom senso.

Bom trabalho e estudo para todos!

Sem comentários: