terça-feira, 2 de junho de 2009

Caso prático para o teste de 16 de Junho

Foi alterado o caso prático para o teste.

Será utilizado o caso MULTICOM descrito no cap. 10 - O aprendizado da Arte da análise organizacional do livro de Gareth Morgan, Imagens da Organização, S. Paulo, Atlas, 1996, pp. 328-331.


O teste irá consistir numa leitura diagnóstico e numa avaliação crítica (Ver os exemplos no cap. 10 do livro de Morgan, Imagens da organização, pp. 331-344). Não se esqueçam que o exercício consiste em apresentar o vosso trabalho de diagnóstico (leitura-diagnóstico e avaliação crítica) aos clientes Walsh e Bridges, sócios maioritários da MULTICOM. Deverá, por isso, ser convincente e coerente.

No teste, serão aplicadas 5 formas de fazer este esboço de consultoria organizacional a partir da visão e o diagnóstico de:

- F. W. Taylor e a organização científica do trabalho;

- Elton Mayo e a valorização do grupo e das normas informais;

- a escola sócio-técnica com a valorização dos grupos semi-autónomos e a importância das ligações sócio-técnicas;

- a escola da análise estratégica de Michel Crozier e a questão do poder e do sistema de acção concreto;

- a proposta das sub-culturas organizacionais a partir da socialização organizacional e das lutas políticas internas (Sainsaulieu).

Deverão, por isso, preparar o teste com o esboço de diagnóstico a apresentar aos sócios maioritários. Tenham em atenção que as perguntas do teste poderão exigir uma resposta adaptada.


Bom trabalho!

Sem comentários: