sábado, 29 de maio de 2010

Comentário ao filme Os Condenados de Shawshank

Antes de analisar o impacto pessoal e social deste tipo de dominação, é importante fazer uma breve sinopse do filme. 

Em “ Os Condenados de Shawshank “ assistimos a uma história como tantas outras, feita de crime, violência, poder, corrupção, mas também, perseverança, determinação, esperança, amizade e inteligência. A história de Andy representa o que de mais sublime existe no ser humano, a capacidade de enfrentar as adversidades e, das experiências mais cruéis e desumanas, retirar a “lição“, a força, para seguir o trilho da esperança.

Andy, confrontado com a vivência numa prisão de alta segurança, sofreu humilhações, desconfiança, torturas, mas não se deixou vencer. Com inteligência, primeiro conformou-se às regras para depois inovar, pouco a pouco.

Bastante culto e educado, soube criar à sua volta um ambiente suficientemente próximo/idêntico àquele a que estava habituado fora da prisão. Usa os seus conhecimentos para tratar da biblioteca prisional e das declarações de impostos dos funcionários bem como do Director. Gradualmente, ganha a sua confiança sendo o seu “Director Financeiro“ em troca recebe alguns privilégios. Mas, acima de tudo, esta é a sua forma de lutar, ocupando o espírito e a mente e tendo sempre no horizonte a liberdade. Inteligentemente, cria à sua volta uma espécie de “ normalidade “ que o ajuda a viver preparando a sua fuga e vingança rumo à redenção.

Andy escolheu viver …

No estudo das relações de poder, Michel Crozier refere que “o poder de A sobre B corresponde à capacidade de A para obter que, na sua negociação com B, os termos de troca lhe sejam favoráveis “. Numa instituição totalitária como a prisão em que tudo parecia definido pelas rotinas e regulamentos (sem margem de incerteza como as organizações burocráticas), Andy consegue subverter as regras do jogo normais, usando as margens de incerteza que outros não controlavam (ver a cena da Varanda em que o Chefe dos Guardas fala do dinheiro que perde com os impostos). No seu dia-a-dia, nas relações sociais que estabelece com os seus pares (reclusos ) e com os superiores, Andy foi mostrando que controlava (sabia mais do que os outros) as “ zonas de incerteza“, zonas essas que, com os seus recursos culturais e pessoais, foram minando e mudando de uma forma subtil o status quo do poder instituído e, ao mesmo tempo, conferindo-lhe, cada vez maior poder.

* Revisto por José Pinheiro Neves em 9 de Junho de 2010.

Sem comentários: