quarta-feira, 9 de junho de 2010

Autores e temas para o trabalho prático

Sugestões de autores e temas para o trabalho prático

(devem confirmar obrigatoriamente enviando mail para o docente com o tema e composição do grupo)

Poderão também ser sugeridos outros textos disponíveis na Biblioteca.


1 - A escola sócio-técnica

A noção de sistema sócio-técnico no Instituto Tavistock: Erick L. Trist e Kenneth W. Bamforth
TristEric L. and Ken WBamforth. 1951. “Some Social and Psychological Consequences of the Longwall. Method of Coal-Getting.” Human Relations 4: 3-38
Uma versão reduzida:














Teoria Sócio-Técnica: resgatando o construto à luz da criticidade

SPINKPeter. A perdaredescoberta e transformação de uma tradição de trabalho: a teoria sociotécnica nos dias de hoje. Org. e Soc.-O&S, Salvador, v.10
(pedir-me por e-mail)









Entrevista: Peter Kevin Spink (retirar partes sobre a história do Inst. Tavistock)




John B. P. Shaffer e M. David Galinsky, "O Modelo Tavistock de Trabalho com Grupos"

Útil para quem deseje ver como se trabalha como consultor nesta área:

"O modelo Tavistock (...) reflete uma mistura única de conceitos derivados da psicanálise e da teoria de campo lewiniana. No entanto, não é um modelo de psicoterapia e em vez disso é voltado para pessoas relativamente saudáveis que desejam aprender mais sobre a dinâmica de grupo, especialmente porque envolvem problema de liderança dentro das organizações burocráticas."
"A suposição do modelo Tavistock é que a aprendizagem é maximizada num ambiente ascético em que as necessidades de aprovação e de estrutura são negadas, fazendo com que fantasias e afetos poderosos sejam mobilizados. As distorções são trazidas à tona pelo comportamento não autoritário do consultor, os sentimentos se tornam menos temíveis porque são expressos e aceitos abertamente e os membros são apresentados a um modelo de liderança que evita a onipotência em favor de uma capacidade mais limitada, mas mesmo assim útil para observar e analisar as possibilidades".

Outros textos sobre o Tavistock Institute no site do Instituto Mexicano de Relaciones Grupales y Organizacionales. 

Los artículos y libros que presentamos aquí intentan examinar tres temas importantes: La vida que experimentamos dentro de las organizaciones actuales (es decir, posmodernas). La naturaleza de nuestra participación como líderes y seguidores y la función del directivo o la directiva en estas organizaciones, y El método Tavistock, que permite el estudio experimental o vivencial de las dinámicas del liderazgo y del ejercicio de la autoridad en el ambiente social y laboral de los diversos sistemas sociales en que nos movimos.

Porque tenemos que manejar en un nivel personal las fronteras de muchas organizaciones laborales, sociales y políticas, los siguientes artículos se dirigen a profundizar una comprensión de nuestra experiencia cotidiana, para así facilitar el manejo responsable de la autoridad personal, laboral y de rol. Estos artículos están relacionados con la práctica y la teoría del método Tavistock, que más bien que un método rígido, es un punto de vista acerca de la experiencia social.  Este punto de vista se utiliza para intentar comprender las organizaciones, las relaciones intergrupales y el concepto de roles, tareas y fronteras en el funcionamiento de sistemas organizados y dirigidos:






2 - A escola de Palo Alto e as teorias de Bateson na comunicação organizacional

Simão de Miranda, Comunicação, metacomunicação e autoestima infantil http://www.simaodemiranda.com.br/Artigo%20Comunicacao_CH259.pdf







Denise Shomaly, "Cuando se expresa el alma" in

http://www.luisemiliorecabarren.cl/files/Cuando%20se%20expresa.pdf







Ciro Marcondes Filho, "O silêncio na sala: sobre o declínio da comunicação na vivência conjugal" in
http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/91/89



Escola de Palo Alto

"O objetivo do texto é fazer uma reflexão sobre o conceito de comunicação proposto pelos estudos da Escola de Palo Alto, fundada em 1942, nos Estados Unidos."

htttp://www.unifra.br/professores/maicon/Escola%20de%20Palo%20Alto.doc


“É impossível não comunicar”: reflexões 
sobre os fundamentos de uma nova


comunicação" 
Viviane Borelli



4 - A teoria do poder de Michel Crozier


Morgan, Gareth, Imagens da Organização, São Paulo, Atlas, 1996. Ver aqui online. http://www.scribd.com/doc/21391757/Gareth-Morgan-Imagens-da-Organizacao

Ver o capítulo: a metáfora das organizações como sistemas políticos ( a visão do Poder)


EL ACTOR Y EL SISTEMA: Las restricciones de la acción colectiva

Estudos empíricos:
José Alonzo Sahui Maldonado, APLICACIÓN DEL MODELO DE ANÁLISIS ESTRATÉGICO DE MICHEL CROZIER Y ERHARD FRIEDBERG A UNA ORGANIZACIÓN DE EDUCACIÓN SUPERIOR (OES) http://www.colparmex.org/Revista/Art10/43.pdf



HÉLIO BATISTA e ISABELLA FREITAS GOUVEIA DE VASCONCELOS, "BUROCRACIA E PODER: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CRÉDITO AO CONSUMIDOR DO ESTADO DE SÃO PAULO" in


http://portal.uninove.br/marketing/cope/pdfs_revistas/cadernos_posgraduacao/cadernos_v1/cdpv1_adm_heliobatista_isabellafreitas.pdf

5 - As culturas organizacionais em Renaud Sainsaulieu

Renaud Sainsaulieu, FUN DAMEN TOS SOCIOLÓGICOS E PERSPECTIVAS PARA A GRH A
EMPRESA 


Renaud Sainsaulieu, "Fondements Sociologiques et Perspectives pour la Gestion
des Ressources Humaines en Entreprise"


L'IDENTITÉ EN ENTREPRISE, Renaud SAINSAULIEU


Morgan, Gareth, Imagens da Organização, São Paulo, Atlas, 1996. Ver aqui online. http://www.scribd.com/doc/21391757/Gareth-Morgan-Imagens-da-Organizacao

Ver o capítulo: metáfora das organizações como cultura


Aviso final



No trabalho prático tenham o cuidado de seguir  rigorosamente as normas APA de citação e de bibliografia.






Sem comentários: