domingo, 4 de abril de 2010

Debates nas aulas práticas em Fevereiro e Março de 2010

Universidade do Minho
Curso de Sociologia – 1º ciclo
UC Organizações de Trabalho

Fevereiro/Março de 2010

Foram propostas, pelo docente, duas questões a serem debatidas por pequenos grupos em duas aulas. No fim, os alunos apresentaram e confrontaram as suas respostas. Ver, em seguida, um resumo das contribuições dos alunos enviadas por mail (para jpneves2007@gmail.com). Numa segunda parte, apresentarei alguns resumos de um texto de Antonio Negri discutido nas aulas práticas.

…………………………………………………………….
1º Debate

O que é uma organização ideal?


Organização ideal

 “Este conceito remete para uma direcção pretensiosa, levando em conta o carácter de impossibilidade da efectividade de uma organização ideal.
  É necessário fixar os diferentes pontos de vista para uma definição do tema, ou seja, esta questão remete para uma dimensão subjectiva, tendo em conta que existem diferentes papéis sociais que acarretam diferentes pertenças e expectativas, assim organização ideal não é efectivamente o mesmo para o proprietário dos meios de produção do que para o simples funcionário, assim existem pontos de vista diferentes mas da mesma forma existem alguns em comum.
  Desta forma vamos partir dos pontos em comum para definir uma organização ideal. Os indivíduos devem identificar as normas e valores institucionalizados formal e/ou informalmente na instituição permitindo coesão, previsibilidade e identificação. Para tal, é crucial que os diferentes papéis sejam respeitados, delineados e explícitos de forma a tornar tangível uma estrutura hierárquica que funcione como fio condutor. Embora a estrutura da organização tenha que ter algum carácter de rigidez quanto ao comprimento dos diferentes papéis, também a organização deve deixar fluir o espírito crítico e mesmo os chamados brain storming que possibilita a criação, inovação e a subsistência da organização face à mudança, assim como à realização do indivíduo.
 Nádia Dias nº 58283, pela Ana Filipa Peixoto nº 58245 e pelo Carlos Vale nº 58287 (o trabalho foi feito em grupo durante a aula mas que devido ao tempo não tivemos oportunidade de o apresentar na mesma).
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
2º Debate nas aulas de Organizações de Trabalho

Questão: como se pode definir o conceito sociológico de “organização”?
(foi sugerido pelo docente a apresentação de uma forma de definir todas as organizações)

O que é uma organização?
 “O que é uma organização?! É um termo um pouco difícil de definir. Cada vez mais há um número cada vez maior e mais diversificado de diferentes organizações, mas todas elas com aspectos comuns. Aspectos esses, que caracterizam e definem o que são organizações. Chegar a um consenso sobre o termo “organizações” é difícil, o que efectivamente se sabe é que apesar de tudo, elas existem nos nossos dias.

O termo desenvolve-se na biologia, e remeto-nos para a ideia de que os seres vivos estão organizados no espaço físico, e que constituem um todo sistematizado e coeso. Pode-se afirmar que os animais estão estruturados e hierarquizados em escalas próprias que os estruturam e que regulam a sua actividade dentro do espaço no qual se inserem. Há semelhança do que acontece com os seres humanos, também os animais tem um líder, uma regulamentação (regras, escalas, formas de viver e conviver.), e há ainda a existência de tarefas divididas com finalidade a obter um produto final pretendido e pertinente. São estas as características tanto comuns ao mundo animal, como ao mundo dos seres humanos que caracterizam o termo organizações. Organização refere-se ao modo como hoje em dia todo está estruturado, organizado e ligado entre si.

Podemos ainda distinguir dois tipos de organizações. As organizações humanas e as organizações económicas. No primeiro caso refere-se ao modo como os seres humanos estão organizados entre si, à forma como estruturam e regulam entre si tarefas e regras. No segundo caso, refere-se ao termo organizações económicas que nos remete para a forma como dentro das empresas as pessoas ocupam o seu respectivo lugar, cada um com a sua posição específica com vista a um objectivo comum. A produção, o poder e o sucesso.”

Enviado por  Vera Moreira - Aluna nº 58260

O que é uma organização?
         “Uma definição possível, ainda que simplista, seria de que uma organização parte do pressuposto da coordenação de um conjunto de seres humanos que participam e interagem de forma directa ou indirecta em função de um objectivo comum. As organizações estruturam-se hierarquicamente consoante as funções a desempenhar pelas partes que a constituem, contribuindo para um melhor desempenho. Contudo podemos atribuir esta definição não só aos seres humanos como também aos animais, ou a outro qualquer tipo de grupos. Ou seja uma banda de música preenche estes requisitos e não são propriamente uma organização. Quanto aos animais também estes têm a capacidade de se organizar de forma semelhante todavia a comunicação / o signo linguístico, e a complexidade que os seres humanos têm e conseguem aplicar revela ser uma barreira que os distingue.

        Pode-se então pensar uma organização como algo institucionalizado com regras devidamente formalizadas, que reúne intencionalmente pessoas e tecnologia para servir um propósito. Esta visão remete-nos para uma noção mecanicista e determinista. É portanto importante perceber e talvez ter uma análise crítica do que é servir um propósito numa organização. Max Weber afirma que não é um fenómeno natural, o que nos induz a pensar que também constitui um meio, para os indivíduos não só atingirem objectivos da organização em questão mas também objectivos individuais.

       Em suma será possível responder a tal questão de forma objectiva e directa? Existe uma definição exacta de organização? Existem certamente teorias que tentam definir tal conceito, teorias essas que divergem em alguns aspectos e convergem noutros. Mas, o que realmente se torna evidente quanto à definição das organizações são exactamente os processos organizativos pois estes revelam uma forma seja ela tangível ou intangível. Quanto à organização propriamente dita, o último Nobel da economia referiu que o melhor argumento para definir as organizações é o facto de elas existirem”.

Israel Guimarães 59431 Nobel
Rui Cabral 58247
Nuno Fernandes 56553
…….
O que é uma organização?
Uma organização é um conjunto de pessoas que realizam tarefas de forma coordenada com vista a atingir determinados objectivos.

Os objectivos de uma organização empresarial são os seguintes: lucro, satisfação dos clientes e colaboradores. Todavia, estes dois últimos aspectos estão mais relacionados com o conceito de organização ideal.

Os objectivos das organizações não empresariais, como por exemplo: associações sindicais, hospitais, escolas, entre outros, são diferentes dos objectivos das organizações empresariais. Estas estão mais viradas para a vertente económica. No entanto, têm em comum a satisfação das necessidades e defesa dos interesses de um grupo de pessoas.

Beatriz Gonçalves, Emília Flambo e Fernanda Correia (Alunas do 1º ano de Sociologia na Universidade do Minho)

……

Definição de organização
As organizações diferem umas das outras, através de diferentes processos organizacionais; a título de exemplo, a organização de uma empresa difere da de escola. E é óbvio que para existir a necessidade de organização é também necessária a interacção entre indivíduos, e a partir da relação entre as pessoas vai ser necessário criar divisões (por exemplo: numa empresa divide-se os indivíduos em grupo, conforme as suas qualificações), e dessas divisões advêm a diferenciação entre classes, criando uma hierarquia (classe de poder - os donos da empresa, os accionistas, etc.,e a partir daí cria-se uma "hierarquia descendente").

  Para haver organização é também necessário um conjunto de regras, normas, quer estejam institucionalizadas ou não, de forma a haver um bom funcionamento, quer seja numa empresa ou numa sociedade, pois apesar de não ser totalmente óbvio, vivemos com base em regras e normas desde a nossa infância, e estas garantem (não de forma completa) o convívio entre indivíduos.

  Uma organização funciona através de um sistema; uma forma de planeamento, e a melhor maneira de conceptualiza-la é optando por um "método mecânico", tal como Taylor fez.

  É também necessário ter em conta o carácter tangível e intangível de uma organização, pois apesar de poder haver um aspecto físico, não é esse o mais "importante" no âmbito de uma organização, mas sim a composição da organização que não se pode "tocar"”.
 Ana Filipa Peixoto, Carlos Vale, Nádia Dias

……
O que é uma organização?
Uma organização é um grupo de pessoas, cuja estrutura está disposta de uma forma hierarquizada, e que, através de métodos de trabalho, tem em comum um objectivo profissional, ou não, cooperando entre si de forma a desempenhar a sua função na sociedade.
Alunos: João Ribeiro: 57326; Marco Pacheco: 58274; Nuno Nogueira: 58295

……
" No mundo moderno ocidental o indivíduo passa a maior parte do tempo em que está acordado em organizações e ambientes institucionais."Daniel Katz e Robert Kahn in Psicologia das Organizações
Muito sumariamente, as organizações apresentam-se como conjuntos humanos, formalizados e hierarquizados, destinados a alcançar determinados fins. Distinguem-se no entanto, em função do seu objectivo, e de outras variáveis tais como: " dimensão", " tecnologia ", " clientes ", " utentes ", etc.
Se por um lado são estruturadas para atingir determinado objectivo, por outro lado estão em reestruturação contínua, consequência das dinâmicas no seu meio envolvente. Uma organização não é estável, na medida em que é um " organismo vivo " está em constante mudança.
Sendo a organização um " sistema aberto ", recebe continuamente estímulos do exterior, aos quais procura responder. E porque os " actores sociais " fazem parte integrante deste sistema transferem para ela os seus valores, normas, motivações e, é neste sentido, que a organização só se pode compreender dentro do meio social, cultural, económico e político em que se integram os " actores sociais ".

Uma definição concreta de " organização " parece-me tarefa impossível, pois variadas são as abordagens e correntes teóricas sobre o conceito/tema, " as organizações são geralmente complexas, ambíguas e repletas de paradoxos ", Cecília W. Bergamini e Roberto Coda.

Fernanda Correia (Nº56729)
…….
Definição de Organização
     “O termo organização teve origem na Biologia, visto que os seres vivos estão organizados no mundo físico. Os diversos seres vivos estão incluídos numa determinada categoria organizada e sistematizada. Por exemplo, os herbívoros ou os carnívoros são duas organizações diferentes, cada uma delas com as suas próprias características, bem como, constituídas por seres vivos que são um “traço” dessa mesma organização.

     Por outro lado, o conceito de organização remete para pensar numa estrutura de trabalho que se encontra organizada. Assim, organização refere-se a um conjunto de pessoas que estabelecem entre si relações de produção e de poder; e no mundo do trabalho, por exemplo, numa empresa – cada pessoa ocupa o seu respectivo lugar, tendo a sua posição específica, tentando manter uma relação positiva e estável para que o trabalho seja de boa qualidade.

     Organização também define-se como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, bem como, um meio que tem como finalidade pôr ordem nas empresas, sendo ainda uma combinação de esforços individuais que têm como objectivo realizar propósitos colectivos, de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente. Em suma, quando todos trabalham de forma organizada e sistematizada é obtido um produto final com sucesso, sendo que esta é um todo”.

     Mónica Ribeiro nº 58286 1º Ano de Sociologia

……
Resumos de um texto de Antonio Negri

Antonio Negri, "DIREITA E ESQUERDA NA ERA PÓS-FORDISTA: MUDANÇAS NA ESFERA DA PRODUÇÃO LEVAM A NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E ATUAÇÃO POLÍTICAS",
in Folha de São Paulo, 29de Junho de 1997, Disponível em:



“As redes sociais são uma das formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais que os seres exercem entre si ou entre os seus agrupamentos de interesses mútuos. Estas redes são responsáveis pela partilha de ideias entre pessoas que possuem interesses e objectivos comuns.

      As redes sociais são produtoras e efeitos da mudança e da crise de relação social. Esta mudança passa, segundo Antonio Negri, pelo aumento do trabalho imaterial. Sob a perspectiva de Richard Sennet dispúnhamos de critérios claros e partilhados para avaliar a produtividade e criatividade de cada um. Assim, a ética moderna do trabalho dava-nos a estabilidade de forma a permitir-nos a condução da mesma.

      Posteriormente, a parceria torna-se escassa, em que o outro não suscita apelo à colaboração, demonstrando um desejo de instrumentalização.

      Surge então a necessidade de começarmos a busca de coisas novas em que a satisfação imediata torna-se um lema que tem como guia o bem-estar do corpo e das sensações.

      Aparecem coisas novas e criativas em que, “ o lugar onde se produz o excedente já não é a fábrica, mas sim o conjunto de redes sociais por meio das quais essa massa de trabalhadores imateriais aprendem, colocam-se em contacto, comunicam, inventam e produzem mercadorias”. Por outro lado assiste-se a uma emergência de movimentos sociais novos e difusos”.

Susana Rodrigues nº 58279, 1ºano de Sociologia

Sem comentários: