quinta-feira, 22 de abril de 2010

Resumo correcto do texto de Jung


Resumo do texto extraído de uma conferência do psicanalista Carl Gustav Jung no Instituto Tavistock em 1935. Mostra a importância de uma psicologia com implicações sociais e da psicanálise na Escola Sócio-técnica.


Primeira Conferência
(JUNG, C.G. Fundamentos de Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, 2001, volume XVIII/1)



.....

Um resumo pode ser seguido de "impressões a quente" e de uma primeira avaliação organizada e função de 3 perguntas: 


1 - O tema do texto é pertinente? Serve para quê?
2 - É confuso?
3 - Tem algo de novo? Acrescenta algo que eu nunca tinha reparado?


1.º- Neste texto o autor pretende explicitar, por um lado, os conceitos de análise do inconsciente e, por outro, os métodos de investigação.


2º - Perante a dimensão desconhecida e ampla do inconsciente, a parte consciente tem um papel reduzido. 


3º - O consciente é, em grande medida eaté certo ponto, limitado. Porque é impossível à nossa parte consciente captar a totalidade da experiência no "continuo" do quotidiano. Sendo assim o autor considera que se deve partir do inconsciente para o consciente porque a consciência é no limite algo de artificial.


4º - Segundo a opinião dos Índios, os Americanos pensam erradamente com a cabeça. Segundo Jung, os Índios tem razão porque os nossos pensamentos derivam em grande parte " da consciência da intensidade dos sentimentos".


5º - Actualmente os intelectuais têm medo que a sua consciência seja influenciada pelos sentimentos e por isso não sabem lidar com eles, são mais arcaicos que o homem dito selvagem.


6º - Desta forma "estar louco" ou afirmar que alguém está "louco" é relativo, pois sendo um conceito social varia em função das restrições e convenções de cada sociedade.  

Sem comentários: